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Marcelo Rodrigues, Engenheiro Eletricista de Projetos
Marcelo Rodrigues
Comentário · há 6 anos
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Marcelo Rodrigues, Engenheiro Eletricista de Projetos
Marcelo Rodrigues
Comentário · há 6 anos
Fausto, como você mesmo disse, a sua estratégia foi "procurar rapidamente na Internet", talvez você devesse ter se dedicado um pouco mais nessa busca. O ideal é fazer uma busca completa e pegar as fontes que sejam mais confiáveis, tais como:

https://www.consumer.org.nz/articles/shop-breakages
https://www.thestudentroom.co.uk/showthread.php?t=1527044

Além disso, lendo o texto de referência que você indicou sobre UK, me parece o oposto do ponto que você tentado apresentar, ou seja, o forum no UK mostra que lá a regra geral é "you break it you pay it", alguns trechos:

"Legally the customer should be liable to make good your cost."
"...the customer acted otherwise negligently (e.g. walked drunkenly into a display) then the customer is liable for damages."
"...charging customers for breakages, whilst it may in principle be right..."

Não estou dizendo que um lojista deva chamar a polícia por causa de um cristal de R$ 20 quebrado, mas também não estou de acordo com o que parece ser a filosofia vigente neste país de que o empresário é quem corre o risco.

Este não é o espaço e nem tenho o tempo para discorrer sobre como acho falsa a ideia de que um custo se dilui ou some (que também me parece um conceito recorrente na mentalidade nacional).

Não acredito que um lojista vai aumentar preço por causa de um prejuízo de R$ 20, mas todos os riscos (todos eles, inclusive esse) se juntam para formar a margem mínima que um empresário vai procurar tirar em um negócio ou - por outro lado - que leva um empresário a desistir de abrir um negócio.
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